terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CONTINUAÇÃO ...

ESTABELECIMENTO DE UM REINO RIVAL – IMPÉRIO DAS TREVAS!

Observação:  Próximo à Segunda Vinda de Cristo, Surgirá a Trindade Satânica:

1-     Satanás – Tenta imitar Deus
2-     Anticristo – Tenta Cristo
3-     Falso Profeta – Tenta imitar o Espírito Santo


Como satanás sempre quis tomar o lugar de Deus, ser deus, ele sempre tenta imitar tudo aquilo que Deus faz.  Sempre, através da desobediência, ou seja, de qualquer tipo de pecado, ele prende o homem na ilegalidade. O pecado é sempre uma porta de entrada para satanás na vida do homem. Sempre que o homem peca, está criando um vínculo com o inimigo no mundo espiritual. 

PELO PECADO, NAS MÃOS DE SATANÁS, A PRIMEIRA CRIAÇÃO TRANSFORMOU-SE EM VELHA CRIAÇÃO, ONDE ELE PRÓPRIO DOMINA. Jô 12.31...II co 4.4;  Mt. 4. 8-9...

Por isso, a salvação relaciona-se também com o cosmos ou sistema do universo;
Estamos envolvidos num sistema satânico! (tudo contaminado). Ser salvo significa evadir-se deste sistema para o sistema cósmico de Deus; Como? Gl 6.14...crucificado para o mundo; NÓS ESTAMOS SENDO SALVOS DE UM MUNDO EM JULGAMENTO!!!  - Por isso, aqui entra o terceiro 3.º aspecto da salvação, ou seja, no final seremos salvos da presença do pecado.  ESCATOLOGIA – ESTUDO DO FIM – DAS ÚLTIMAS COISAS

CRUZ: É o instrumento de Deus para resolver o problema: Jô 12. 32...atrairei...A cruz é a declaração de Deus, de que tudo o que pertence à Velha Criação tem que morrer!!!
Nada do primeiro Adão pode passar além da Cruz! A cruz é o caminho de escape da velha criação. Deus, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, reuniu tudo o que era de Adão e crucificou! Tudo o que era de Adão foi abolido por meio de Cristo! E nós FOMOS INCLUÍDOS NISSO!!! Col 1.13...nos transportou...o TRANSPORTE SE DÁ PELO NOVO NASCIMENTO. OBSERVAÇÃO: PARA NOS ENCAIXARMOS NO NOVO REINO, TEMOS DE SER CRIADOS DE NOVO, OU SEJA, NASCER DE NOVO. JÔ 3.6...

Mais adiante, isso nos leva ao assunto do batismo. Tudo o que pertence a velha criação jamais poderá ser transferido para a nova. Observação: ALGUÉM PODE SER UM HOMEM BOM NA VELHA CRIAÇÃO, MAS ENQUANTO A ELA PERTENCER, CONTINUARÁ SOB SENTENÇA DE MORTE!!! 

A cruz é uma só obra divina e não muitas: Há dois mil anos Jesus morreu, ressuscitou e está, agora, “ Exaltado à destra de Deus Pai (At. 2.33). A obra está consumada e não precisa de acréscimos.

Resumo:

  1. O Sangue de Cristo: Trata dos pecados e da culpa.
      2-A Cruz de Cristo:Trata da carne (velho homem) e do homem natural

Observação: O Sangue e a Cruz recuperam aquilo que Adão perdeu na Queda.

3 -A vida de Cristo: Foi colocada à disposição do homem, para residir nele,
Criá-lo de novo (imagem de Cristo, que é a imagem de Deus) e dar-lhe Poder.
4-     A operação da Morte no homem Natural: Para que a Vida Interior de Cristo possa progressivamente se manifestar nele.

  
Consciente
Resistência

Obediência
Protegido



Benção
Temor
MENTE

ESCOLHA





Maldição
Desprotegido
Subconsciente
Sem resistência

Desobediência
Rebeldia


Versículos: Ef. 6. 11  e 16 – Sl 91.1; Sl 119. 11 ; Pv 16.25 – Rom. 12. 2


                   Pela desobediência entrou no cativeiro

Exemplo:  Cativeiro Babilônico

                   Pela obediência saiu do cativeiro  


Regeneração =  Vida Substituída!  Não mais Eu!!!
Santificação: É o desenvolvimento da vida (Jesus) que foi implantada em mim na Regeneração - Me salvar do poder do pecado.

VEREMOS RELIGIÃO  X  EVANGELHO DA GRAÇA

DEPOIS DO PECADO: SURGIMENTO DA RELIGIÃO: Sentido de RELIGAR O HOMEM A DEUS, COMO?

Iniciativa humana – DE BAIXO PARA CIMA – Gen. 3.7 – Col. 2.8-9 

Alicerce: Esforço humano – Mérito - simbolizado por uma ESCADA.
Tentativa de ser aceito por Deus pelos próprios méritos   -   Inspirada pelo diabo.
Estratégia de engano – II Co 4.4  -  Falsificação: Alerta!!!
O FALSO É MUITO PARECIDO COM O VERDADEIRO e Confunde!  AFASTA as pessoas da verdade  Falsifica o caráter de Deus -  a Palavra de Deus - os princípios do Reino

A RELIGIÃO NÃO SALVA – TEM OUTROS MEDIADORES (Tem outro padrão de salvação)
É formalidade humana  – ritual – é obra morta -  Não proporciona intimidade com Deus
Tem FALSO PADRÃO DE SANTIDADE  - baseia-se no orgulho espiritual - fariseus
Conseqüências: Muitos passam anos servindo aos demônios pensando que estão servindo a Deus!  Ex.: Espiritismo, sincretismo e outros ...
Por outro lado, muitos estão servindo a Satanás sem ao menos crer na sua existência!!!  Ex.: seitas, filosofias, ciência, tudo é relativo, etc.

ALERTA! O PERIGO DA RELIGIÃO EVANGÉLICA!!! Mt 7.21-23...Col. 2.8
Prega o Evangelho da Conveniência: Prega outro evangelho!!! Gl 1. 8...
Um remédio se tiver com a dose menor, não cura!!! Se tiver dose maior, pode matar!! 
Por que outro? Existem vários: Evangelho SEM CRUZ, centralizado nas necessidades humanas, imediatas, não na cruz, nem na eternidade! (Rom. 14.17...Reino de Deus não é comida ....o máximo que as pessoas se envolvem é com suas necessidades financeiras, não com o Reino de Deus). Evangelho da prosperidade, Evangelho Diluído, Evangelho que não confronta pecado, e não mexe com os  dizimistas (porque pode esvaziar a igreja), É EVANGELHO QUE PRODUZ GRANDE NÚMERO DE MEMBROS MAS NÃO GRANDE NÚMERO DE SANTOS REGENERADOS! Evangelho que procura solucionar um problema imediato (falta de dinheiro, desemprego, cura, etc... ), mas não se importa com a salvação da alma - regeneração ou com a eternidade.

NA RELIGIÃO O HOMEM SE ENCHE DE SI MESMO (Gen. 11.1-9) PARA CHEGAR ATÉ DEUS
NO EVANGELHO DA GRAÇA CRISTO SE ESVAZIA PARA BAIXAR AO NÍVEL DO HOMEM E PODER RESGATÁ-LO.  Fl 2. 5-11

EVANGELHO DA GRAÇA – INICIATIVA DIVINA – Gen. 3.21 – Ef. 2.8-9
De cima para baixo – Lc 19.10...veio buscar e salvar ...
Exemplo: ELEVADOR – não requer esforço humano ou mérito !!!  Começa e termina com a ação divina.

GRAÇA:  É A PLENA SUFICIÊNCIA DE DEUS, PARA A TOTAL INCAPACIDADE DO HOMEM.
JOÃO 3:37 - JOÃO 3. 27: ...O homem não pode receber nada, a menos que do céu lhe seja dado!!!  ISSO É GRAÇA!!! Graça é um Deus justo e santo imputando gratuita e favoravelmente sua justiça e santidade a um pecador vil e rebelde.

O SANGUE DE CRISTO OPERA EM TRÊS (03) ÁREAS:
1.  em relação a Deus (satisfação);
 2. em relação ao Homem (consciência);
  3. em relação a Satanás (acusação);


 
1.º para Deus
Nossa posição
Deus o regenerado através do sangue
Rm 5.8-9






SANGUE

2. Relação ao homem
Consciência

Acesso
Hb 10.19-22
Ef 2.13






3.º  Acusador
Tamanho do pecado x Valor do Sangue

Ap. 12.10
Hb 9.12




1. O SANGUE É PRIMEIRAMENTE PARA DEUS.
É para expiação: relaciona-se com nossa posição diante de Deus. Precisamos do perdão dos nossos pecados cometidos para que não caiamos sob julgamento.
Por que nossos pecados são perdoados? Porque Deus vê o Sangue!!!  Para que eu possa ENTENDER O VALOR DO SANGUE, PRECISO ACEITAR E ENTENDER O VALOR QUE DEUS DÁ AO SANGUE. 
Exemplo:  O nosso Sumo Sacerdote, Cristo Jesus, na sua obra redentora (Hebreus 9.11-12) apresenta o sangue a Deus, para satisfazê-lo. È uma transação Penal entre o Sumo Sacerdote (Jesus) e Deus (Pai), algo que ocorreu dentro do santuário, fora da vista dos homens, mas que beneficiou o povo.  Êxodo 12.13...
Exemplo da palavra aplicada à expiação é COBERTURA. Vendo Eu o sangue, passarei por cima de vós...   -  Há vida no sangue!!!
UM PROBLEMA SÉRIO QUE OCORRE COM OS CRISTÃOS É O SEGUINTE:

O sentimento de pecado e de culpa pode se tornar tão grande, tão terrível a ponto de quase nos paralisar e nos fazer perder de vista a verdadeira eficácia do sangue. CHEGAMOS A PONTO DE IMAGINAR QUE NOSSOS PECADOS SÃO MAIORES QUE O SANGUE DE CRISTO. Essa avaliação errônea depende dos nossos sentimentos. O SANGUE É PARA SER VISTO POR DEUS. Devemos aceitar a avaliação que Deus faz dele.   - Não podemos avaliar pelo que sentimos. É uma questão de Fé no que a Bíblia diz!   I Pedro 1.18-19.  - Observação: SE DEUS PODE ACEITAR O SANGUE COMO PAGAMENTO PELOS NOSSOS PECADOS E PELA NOSSA REDENÇÃO, ENTÃO PODEMOS TER CERTEZA DE QUE O DÉBITO FOI PAGO PARA COM DEUS.

EXPIAÇÃO:  significa "cobrir por cima, esconder, de modo a não ficar visível".
No A. T., a expiação era feita tanto para pecados individuais – Lev 6:2-7 como pecados nacionais (coletivos) Lev 4:13-20;

Em todas expiações do VT, os pecados eram somente COBERTOS, não TIRADOS (Heb 10:4), mas Deus disse através de João Batista) que Cristo TIRA, não apenas que COBRE o pecado - João1:29
(Quanto aos pecados dos crentes do Velho Testamento, eles não foram punidos [ler depois: Rom 3:25], "sob a paciência de Deus", até a real execução da sentença sobre Cristo).
 Expiação: Ato de  Deus pelo qual um judeu tinha (provisoriamente) a culpa e a penalidade dos seu pecado COBERTAS e a santa justiça de Deus satisfeita, confessando seu pecado e reconhecendo que merecia a penalidade, quando da execução da sentença sobre um adequado animal substituto que, em fé, o crente via como tipificando o sacrifício perfeito, único e definitivo do Cordeiro de Deus, que viria e TIRARIA o pecado do mundo. Joã 1:29

Novo Testamento:  Heb 2:17 O próprio Deus expiar (definitivamente) o pecado do homem, em Cristo, TIRANDO (definitivamente) a culpa e a pena do pecado do homem João 1:29;  Sal 51:9; Isa 38:17; Miq 7:19; Jer 31:34.

Método de Deus: I Tm 2.5 -  um substituto adequado, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Rom 3:25; Efé 2:13; Joã 1:29 (acima). – Obs:  Salvação da condenação eterna!!!

Resultados da Propiciação:  Deus, através de Cristo, abriu o caminho para o perdão, adoração, acesso a sua presença. O homem foi absolvido e o declarado Justo !!!  Rom 3:25-26.  Observação: O PERDÃO DE DEUS INCLUI OS PECADOS DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

O Sangue é um elemento Espiritual altamente poderoso:
Transforma o físico em espiritual o temporário em eterno – Heb 13.20;  
Satanás conhece também o poder do sangue em relação a um pacto ou aliança: por isso, Tenta estabelecer pacto com as pessoas, envolvendo relações sexuais ilícitas, feitiçarias a preço de sangue, abortos, suicídios, homicídios, etc...é dessa forma que as pessoas se unem com ele através de pactos, vínculos, comprometendo também sua descendência. Este é um dos princípios espirituais para se abrirem  portais ou chacras
JUSTIFICAÇÃO: Deus não aceita a justiça do homem. (Isa 64.4). Por isso, Através do Sangue, o homem é absolvido (declarado justo) diante de Deus. Col 2.13-14. Por isso que Jesus é o Centro da Bíblia – AP 22.13... Alfa...Omega...At 4.12...e em nenhum outro há    Salvação!!! –
Conseqüência da Justificação: Recebe todos os direitos de Filho de Deus e uma herança eterna. Gl 4.5 – PELA FÉ, FAZEMOS DOS MÉRITOS DE CRISTO NOSSO MÉRITO!!!.
AÇÃO DE DEUS NA SALVAÇÃO
 





        Ação
I Co 2.14-16b
       Ação

Jo. 16.8
Jo. 14.17 e 26

Espírito Santo

HOMEM  NATURAL
    Palavra
Evangelho: Morte e  Ressurreição de Cristo
Hb 4.12
Rm 1.16
I Co 1.23
E. S.   Ilumina
 Entende
          Crê
    Confessa
Rm 10.10-15




Resultado

A vida ressurreta de Cristo é implantada no homem pelo Espírito Santo que passa a habitar nele, a se mover nele, que é a igreja
Ter o Espírito Santos é o mesmo que ter a mente de Cristo
Homem passa a ser:

Propriedade
Morada
Templo
Santuário
Tabernáculo
Ef.1.13-14 - selo

I Co 3.16
Jo 1.14
Emanuel:
Is. 7.14
Mt. 1.23

Reconhecimento de sua condição de pecador
Perdoado
Justificado
Salvo
Santo
Criado de Novo ou Regenerado
Filho de Deus
Nome escrito no Livro da Vida

Habitação de Deus no Antigo Testamento, sua presença acontecia em lugar físico:
No TABERNÁCULO de madeira – dentro dele havia a Arca da Aliança (presença de Deus)
No TEMPLO de pedra, ouro, etc...  Sacerdote  e  Profetas
Espírito Santo vinha somente alguns: Reis – profetas -  para uma missão especial.
CONVERSÃO: Convicção de que a vida antiga não lhe serve mais. Mudança de desejo, escolha, pensamento (passa a ter a MENTE DE CRISTO).
Nasci de Novo, a partir de agora, como Deus me vê?

1.   O Velho Homem crucificado com Cristo
  1. Me vê Absolvido
  2. Como Novo homem
  3. Coberto pelo Sangue de Jesus
  4. Como Filho  e com meu nome escrito no Livro da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário